> 5 MITOS de SKINCARE mais famosos da internet - Amanditta| A beauty blog

5 MITOS de SKINCARE mais famosos da internet

by - 16:45


Baseado em pesquisas dermatológicas e informações de marcas de cosméticos e skincare, estou trazendo para vocês 5 mitos de skincare mais comentados da internet.

Claro que, antigamente, nossas avós tinham para si conhecimentos dermatológicos totalmente diferentes de hoje em dia. Nos anos 90, marcas como "Leite de Rosas" e "Vaselina" faziam sucesso e eram usadas frequentemente por nossas mães. O famoso creme em lata da Nivea é usado até hoje por aqueles que querem ter uma pele bonita e saudável, mas não conhecem profundamente os ingredientes e malefícios que esse produto pode causar.

Por estar constantemente em contato com a poluição, produtos diversos e luzes, a pele do rosto, pescoço e mãos são as que mais necessitam de um cuidado especial. Em meio a dezenas de redes sociais, fica cada dia mais fácil persuadir e "ensinar" sobre cuidados para pele, mas atenção, não baseie-se em qualquer coisa que você aprende no Tik Tok! E lembre-se: comida deve ser para comer, muito cuidado ao fazer uma mistura famosa e aplica-la no rosto, a esfoliação com café e açúcar não tem fundamento dermatológico algum!


Pele oleosa não precisa de hidratação...certo?

Mito! 

Tanto a pele quanto o cabelo precisam de devida hidratação, mesmo que oleosos.

A pele oleosa produz oleosidade, o que não é água! Uma pele, para estar bem hidratada, necessita de água! Assim como nosso corpo. Necessitamos de uma média de 2,5L de água por dia, e nossa pele necessita de um hidratante para manter essa água "presa" na pele. Como se fosse um protetor de cabelo, sabe? Que não deixa os nutrientes saírem. Assim funciona o hidratante, ele mantém a água na sua pele. Quando você não usa um hidratante, sua pele fica sem uma barreira, então fica muito mais propensa a perder água, brilho e saúde!


Protetor solar somente na praia!?

Mito!

A maioria das pessoas acredita que o protetor solar só precisa ser usado em dias de piscina, praia e banho de sol. Isso é mito e você precisa cuidar.

O filtro solar deve ser -de preferência- utilizado todos os dias. Mesmo dentro de casa e em dias nublados! Mas como assim?

Dentro de casa, diariamente, estamos em contato com telas de notebook, celular e televisão, assim como as luzes de LED em cada cômodo. Todas essas luzes podem causar manchas na pele e acelerar o envelhecimento, assim como a exposição do sol, mesmo que em dias nublados.

Por isso, é extremamente importante usar protetor solar todos os dias, mesmo no conforto de sua casa. Busque sempre um filtro solar de no mínimo FPS 30. As marcas de protetor solar também recomendam a reaplicação a cada 3 horas.


Lavar o rosto várias vezes reduz a oleosidade?

Mito!

Lavar o rosto mais de duas vezes por dia pode ser altamente prejudicial para sua pele. Além de causar uma pele ainda mais oleosa, devido ao efeito rebote -pois retira a oleosidade da sua pele, fazendo ela produzir ainda mais óleo- a lavagem demasiada pode alterar o pH da sua derma e retirar o brilho que você tanto busca.


Soro fisiológico faz bem para pele!

Mito!

O soro fisiológico, muito utilizado até antigamente, não tem nenhum agente hidratante capaz de proporcionar uma pele mais limpa e hidratada. É uma solução de limpeza de machucados e nada mais. Há apenas sal assim como qualquer soro. Para uma limpeza de pele realmente eficácia, utilize sabonetes específicos ou neutros.


Dedo no pote estraga o produto??

Mito!

Aliviando muitas das preocupações de quem é fascinado por hidratação, venho desmistificar algo que circula nas redes sociais. Colocar o dedo no pote de produto não estraga e nem o faz perder sua eficácia. Assim como nossa mão em um momento de skicanre ou banho não é suja, as marcas de cosméticos já utilizam conservantes que impedem que a formula se altere com um simples toque de mão.


Matérias relacionadas

6 COMENTÁRIOS