11/04/2018

A ATUAL LITERATURA NACIONAL ESTÁ GANHANDO DESTAQUE?


Há anos atrás, a literatura nacional de destaque era definida como livros com uma linguagem difícil, livros monótonos e com um tremendo status de “quem leu é culto e mais inteligente”, mesmo que por diversas vezes ninguém entendeu nada do que foi lido, principalmente quando jovens têm de ler os livros clássicos nacionais a fim de realizar tarefas baseadas nos mesmos.

Isso, não só desestimula a vontade de jovens lerem como também cria uma barreira em volta da literatura nacional atual.

Por que eu prefiro livros nacionais atualmente?



Ultimamente, venho lendo mais livros nacionais, por preferência. Me sinto representada e confortável com a escrita de um autor (a) nacional. De fato, ainda, o grupo predominante da minha estante é literatura estrangeira. Mas pretendo em breve mudar isso. Dois dos meus livros favoritos são nacionais, por conta disso, fui convencida a ler mais nacional, e hoje é o estilo que mais me agrada.
Ainda temos uma visão de que livros nacionais, mesmo atuais, são monótonos e de difícil compreensão. Terror, romance, sci-fi, fantasia... a literatura nacional se expande cada dia mais, com uma escrita leve, fluida e com histórias voltadas ao público jovem. Por exemplo escritoras famosas como Paula Pimanta, Thalita Rebouças e Raphael Montes, que escrevem romances para o público adolescente, com histórias divertidas.

Claro que o preconceito está diminuído cada dia mais, a literatura nacional está ganhando destaque, ainda que muito pouco, relacionado aos grandes escritores estrangeiros. Convido você a ler, nesses próximos meses, livros nacionais, nós temos grandes talentos que merecem destaques.



Comente aqui embaixo o que achou dessa "conversa" que tivemos, até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário